INICIATIVAS E PROJECTOS

Recuperação da Documentação do século XVIII e XIX pertencente ao Arquivo Histórico Diplomático

Responsável pelo projecto: Dra. Margarida Lages

Entidades participantes:
Associação dos Amigos do AHD
Instituto Diplomático
Salvarte


Apoio: Fundação Gulbenkian

Resumo

O projecto, apresentado pela Associação dos Amigos do Arquivo Histórico-Diplomático em parceria com o Instituto Diplomático foi aprovado pela Fundação Gulbenkian, no âmbito do concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais. .
Os documentos que agora poderão ser restaurados são fontes únicas para não só para o estudo das encomendas artísticas de D. João V como também para a história da diplomacia portuguesa desse período. Do vasto espólio existente no Arquivo Histórico-Diplomático, destaca-se a correspondência de Francisco Mendes de Góis, agente da corte portuguesa em Paris no reinado de D. João V. Encarregado das encomendas régias, passaram por si algumas das encomendas mais importantes da época, nomeadamente aquelas que seriam integradas na Patriarcal, em Mafra e ainda a célebre encomenda de gravuras à Mariette ou a baixela Germain.

Para mais informações clique aqui.

 

Memória Oral da Diplomacia Portuguesa

Responsável pelo projecto: Prof. Doutor Pedro Aires Oliveira

Entidades participantes:
Associação dos Amigos do AHD
Instituto Diplomático
Instituto de História Contemporânea


Apoio: Ministério dos Negócios Estrangeiros

Resumo

O objectivo do projecto é o de contribuir para a fixação de uma memória oral da diplomacia portuguesa, a partir de uma recolha de depoimentos de alguns dos seus intérpretes, em particular daqueles que estiveram no activo num período-chave do Portugal contemporâneo: o fim do Estado Novo, a transição para a democracia, o fim do império e o envolvimento no projecto europeu (c. 1960 – c. 2010).
Para além do contributo que daí poderá resultar para um conhecimento mais aprofundado das relações exteriores de Portugal, esses testemunhos ajudarão também a uma melhor compreensão das sociabilidades, trjactos e mundividências de um importante grupo de servidores do Estado, complementando dessa forma outras fontes mais convencionais.
Para mais informações clique aqui.